quarta-feira, março 12, 2008

"Nasceste para ser Mãe!"

Dizia-me ontem uma colega. Assim, do nada... ou quase nada. Estavamos a almoçar. Todas as pessoas presentes têm filhos. Ninguém com gémeos além de mim.
Uma queixa-se que a filha teve de levar uma vacina de 15€ (?). A outra queixa-se das antigas Men c que não eram comparticipadas quando a filha levou. A outra queixa-se que os filhos ficam rabugentos quando levam vacinas. A outra queixa-se de mais não sei o quê. Eu, sentada á mesa caladinha que nem um rato e a pensar no que seria daquelas estupidas se tivessem que pagar duas Prevenar em simultâneo, como eu, mas não disse nada.

De repente uma delas (a unica que como eu tambem estava calada, e que não é estupida, vira-se para mim e diz: "Rute, tu nasceste para ser Mãe!"
Eu: Como? Porque é que dizes isso? (e eu só pensava, que nem calada eu escapava á conversa).
Ela: Porque não te queixas de nada. Eu vejo-as todas a reclamar por tudo e por nada não sei como elas fariam se tivessem gémeos!
Eu: Continuei caladinha.
As outras: Ah isso é porque os dela são sossegados, e tal.
Eu: Não, nem sempre eles são sossegados, mas eu acho que ninguém deve reclamar pelos filhos, e sim agradecer a Deus por nunca terem sofrido de infertilidade! Eu passei por ela e sei o quanto custa. Talvez por isso não reclamo, e sim, eu acho que nasci para ser Mãe! Irrita-me quando as pessoas, na rua e não só, me dizem ai gémeos que trabalheira, e eu respondo, com prazer.
Ela: Eu acho que tu nasceste para ser Mãe, e também gostava de ter tido gémeos e tive só uma. E vejo em ti aquilo que eu gostaria de ser/ter!

Estava presente uma pessoa que já me tinha dito essa frase e acabou por me pedir desculpa. No fim, ninguém disse mais nada!
AAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

6 comentários:

claudia disse...

Existe realmente em muitas pessoas o instinto pra maternidade/paternidade.
Tu serás uma delas.No entanto queixas todas dá-mos mas não com o sentido de " agora tenho um filho não tenho vida propria e tal -sentido negativo " mas pq faz parte do ser humano ,falar,comparar,desabafar...

Eu atravês da blogosfera e dos meus relatos de noites mal dormidas e afins já aprendi mto com as outras Mães com os mm problemas e mais experientes.

Mas jamais em tempo algo trocaria o meu filho por todas as noites do mundo "bem dormidas".

(Se uma prevenar + Rotarix é dose ,a dobrar seria a "falencia")

Lau disse...

Só tenho um filho,com 4 meses, e quero muito ter mais rapidamente. Como tu, sei muito bem o que é a infertilidade pois também lutei contra ela! Nunca reclamo do trabalho que o meu filho dá, também ouço muitas vezes essa do "tu tens sorte porque ele é sossegado" e fico sempre com a mostarda a chegar ao nariz. Todos os bebés por mais sossegados que sejam precisam de cuidados e atenção como os outros e sim dão trabalho, mas é o melhor do mundo sem dúvida!

Bem hajam as mulheres e mães como tu.
Beijinhos!



nossomoranguito@gmail.com

AM disse...

Rute!
Sabes que só tenho uma, sabes que não foi fácil tê-la, ela até nem é dos casos dos bebés que dormem pior, não tem tido doenças, não teve cólicas... enfim, quase uma santa! Mas eu também reclamo pq realmente parece que agora não me sobra tempo para nada (e não a trocaria por nada deste mundo). Depois, olho para pessoas como tu (e não só) que fazem parecer tudo fácil e que, tendo até mais um bebé do que eu, consegue fazer experiências com bolos e ter um lanche preparado para as visitas ... Por isso, ou sou eu que sou muito desorganizada ou tens algo mais do que eu: nasceste para ser Mãe. PARABÉNS a ti e sorte dos teus bebés.
Bjs,
Xana

Beth disse...

Também procuro não reclamar, a minha pequena é uma benção e eu só tenho a agradecer a Deus por ela. Há dias que são difíceis, de cansaço, sono... mas isso faz parte da vida.

Com certeza, ter gêmeos deve ser ter "trabalho em dobro", mas também é ter amor em dobro, sorrisos em dobro, carinho em dobro... Todas as alegrias em dobro!!!

Um bjinho!

Raquel disse...

Tu és realmente fabulosa Rute. Já passaste por tanto...

Um beijinho enorme.

stardust disse...

Reclamar faz parte do ser humano, não quer dizer por isso que se goste mais ou menos dos filhos. Eu sou uma mãe de gémeos, da infertilidade, e se digo que me custou imenso ao inicio e que muitas vezes pensei que devia estar doida da cabeça pela aventura da maternidade em que me tinha metido não é mentira e toda a gente sabe. Mas também se digo que não podia viver sem os meus filhos também é verdade e também toda a gente sabe....

Agora, que acho piada ao ouvir uma mãe de 1 só filho dizer-me que nem tem tempo para ir à casa de banho e que não aguenta com o trabalho... Acho, acho...

Beijocas de mãe com tudo adobrar também!