terça-feira, outubro 27, 2009

Ainda a Vacina - decisão tomada!

..."Calendário de Vacinção (contra a gripe A):

De 26 de outubro a 31 de dezembro:


Profissionais de saúde
As grávidas de 2º e 3º trimestres com patologia associada
Titulares de órgãos de soberania
Grávidas
Doentes com asma e outras patologias respiratorias crónicas
Obesos
Coabitantes de crianças com menos de 6 meses e patologia associada

De 1 de janeiro a 28 de fevereiro de 2010

Diabéticos
Doentes cardiovasculares, hepáticos e renais
Crianças com menos de 12 anos
Dadores regulares de sangue
Estudantes de medicina e enfermagem..."

..."Grávidas: As mulheres no 2º e 3º trimestes de gestação estão na linha da frente para a vacinação. Por várias razões. Durante a gravidez, os elevados indices da hormona progesterona provocam uma diminuição da resposta imunitária. Além disso, o aumento do volume abominal dificulta as trocas gasosas e a eliminação das secreções. Durante o puerpério, verifica-se ainda um risco acrescido de complicações associadas à infecção. Por outro lado, uma grávida protegida, significa por inerência, um recém nascido imune a gripe A, já que, pela placenta passam os anticorpos que destroem o vírus. Os efeitos da vacina não foram testados em grávidas - por norma, nenhum medicamento é testado neste grupo de mulheres-, mas os especialistas asseguram que as reacções adversas, a acontecerem, são exactamente as mesmas que ocorrem nas outras pessoas. Nos EUA, já morreram 28 grávidas devido a infecção pelo H1N1. Em Portugal, das quatro vítimas mortais, uma tinha ficado infectada durante a gravidez."

..."Crianças e coabitantes de bebés doentes, com menos de 6 meses: Até aos 2 anos, o sistema imunitário das crianças ainda não está completamente desenvolvido. Além disso, a frequência de infantários e escolas potencia o contágio entre os menores. A boa notícia é que, apesar de serem muito afectados, os mais novos parecem acabar por resolver a infecção. Mas nenhuma criança com menos de 6 meses, e portadora de doença grave pode ser vacinada. Daí que se justifique a imunização dos seus contactos mais próximos.

Efeitos secundários:

Muito frequentes:

Dores de cabeça
Cansaço
Dor, vermelhidão ou inchaço no local da injecção
Febre baixa
Dores musculares

Frequentes


Calor, comichão ou nódoa negra no local da picada
Suor, arrepios de frio
Gânglios inchados..."


In Revista Visão


Posto isto, eu vou amanhã ao centro de saúde, a fim de levar a dita, e vou informar-me para dar também á Maria, que infelizmente pertence ao grupo dos asmáticos... Espero não morrer da cura, mas estou mesmo decidida e até aliviada!

Obrigada

2 comentários:

stardust disse...

É sempre uma decisão dificil, por cá não fazemos conta de tomar, a não ser por indicação expressa do pediatra dos miúdos. É uma vacina "nova", ainda não se sabe bem o que pode fazer a médio/longo prazo...

Mas se tiver que ser, será!


Beijocas

Anónimo disse...

Força, depois conta-nos se tiveste ou não sintomas secundários, sim?
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana