sexta-feira, outubro 23, 2009

Vacina contra a Gripe A

Não sei o que fazer... é que não sei mesmo!
Estou grávida e muito... Por outro lado sou asmática, e tenho alergias do foro respiratório. Todos os anos apanho algumas gripes que me levam à cama. A pior de que tenho memoria ocorreu faz agora um ano. Os meninos foram para a creche e trouxeram de lá uma jeitosa que me deu que fazer.
Tratei deles até onde podia, levei-os ao médico e os sintomas foram atenuando... os deles... E eu??? Fui ficando cada vez mais atacada; ou era da garganta ou tinha fortes dores de cabeça ora a febre. Fui ao médico, passou-me um medicamento genérico que não me lembro do nome, mas tem o nome do principio activo. Fiz alergia. Os sintomas de gripe cada vez piores e eu como mulher e mãe sem tempo para ir novamente ao médico. Uma noite a minha irmã E. plantou-se cá em casa e disse: Só saio daqui quando estiveres de volta do hospital! As crianças já dormiam e lá fui, com o L. porque não sabia o que me iria acontecer... eu já parecia um bicho, além disso se os meninos não melhoraram antes foi porque não me tratei antes e o "bicho" andava no jogo do empurra. Diagnóstico: infecção respiratória grave além da alergia. Antibiótico na veia durante a noite e por mais 15 dias via oral. Lá me passou, mas do susto não me livrei.

E agora??? O L. trabalha na rede de transportes publicos, tem contacto diario com superficies tocadas por toda a gente além de estar muitas vezes em locais onde passam centenas de pessoas de cada vez... Tenho os meus filhos no infantário...
E eu? Levo a vacina ou não?

A minha GO é peremptória; SIM e JÁ! Todas as grávidas principalmente no terceiro trimestre devem fazê-lo.
O meu médico de família também não: você é que sabe!
A pediatra dos meninos: As crianças, sim, quando houver oportunidade. Mas primeiro você!

Amigos, familia e colegas; não!
... porque não está devidamente testada...
... porque também pode levar à morte...
... porque ainda não começou a ser administrada logo não se sabe os efeitos segundários...
... porque os médicos e enfermeiros tb não a querem levar...
... porque daqui a uns anos andamos todos "entrevados" e sem saber porquê, mas é disso!
... porque ainda não nasceu nenhum bebé de Mãe que a tenha levado... não se sabe o que pode provocar...


E se eu apanho a gripe??? Será que não vou ter complicações? Será que o meu filho terá de nascer antes de tempo por causa disso? Será que ele vai sobreviver? E eu sobreviverei a uma complicação respiratória a esse nível??? E como ficam os meus filhos??? E marido???

Todos temos de morrer um dia, mas eu queria viver mais ns bons aninhos...

4 comentários:

Mamã Pirata disse...

Minha querida,estou cm tu .N te sei responder.
Já falei cm medicos que eles proprios n vão tomar e a duvida fica ainda maior.
O Pedi do Tomás disse que sim:Se fosse minha esposa tomava ,mas ele proprio vai assinar em como prescinde.

...Na escola do Pirata fizeram uma reunião sobre o assunto ,o enfermeiro que lá foi disse :eu as minhas filhas(uma é asmática) e esposa n vamos tomar.

E posto isto só me falta falar cm a GO nesse sentido,mas tenho mtas duvidas.

Desculpa n te ajudar.

Bjs aos 3 babys.

Anónimo disse...

Olá querida mamã, realmente é um dilema com o qual te deparas. Por um lado sim, por outro lado não. Tenho ouvido noticias na televisão que vão no sentido das grávidas serem um grupo prioritário mas, por outro lado, situações de efeitos secundários reportados...até eu não sei o que fazer, se tomar a vacina da gripe sazonal "normal" se apostar na vacina da Gripe A, apesar de não estar grávida nem de ter um emprego considerado "de risco", como os profissionais de saúde, por exemplo.
Beijinhos, Sofia,Pedro e Joana

Bem Me Queres disse...

Minha querida, não é uma decisão fácil por todas as dúvidas levantadas, mas se pensarmos bem é o que se passa com a vacina da gripe sazonal. Não tem operíodo de teste das vacinas de outras doenças e nunca se ouvir haver contra-indicações graves. A tua GO tb deve saber o que te está a recomendar por isso na tua situação acho que optarai pela vacinação.
Beijinhos nossos

T. disse...

Podem dizer o que quiserem mas com os teus antecedentes e historial, levava e ja...e se a GO ainda eh a mesma melhor ainda. Confio nela a 100%.
Beijinhos