sexta-feira, outubro 02, 2009

Em casa... calmaria...

Finalmente!
Estou de baixa desde a semana passada. Eu disse que viria para casa. Não aguentava mais além do esforço fisico não só no trabalho, mas também para manter as rotinas da "malta pequena", a falta de caracter e estupidez de muitas pessoas com quem trabalho... enfim, finalmente estou no sossego, mas só agora (desde ontem).

Na semana passada comercei a notar algo de mal na respiração da Maria. Estava acelerada, mas ao mesmo tempo ela travava. Tinha o nariz entupido, até que se começou a queixar de dores de cabeça, e barriga. Nessa noite teve febre. Tinha consulta marcada com a pediatra, mas decidi passar nas urgências antes. Ela parecia ter os sintomas de bronqueolite, mas sem pieira, nem tosse nem espectoração. Dei-lhe Ventilan (aerossol) em casa e seguimos. Desde a sua primeira bronqueolite que vou insistindo com a pediatra que a minha pequena tem asma. Ela sempre desvalorizou e disse que não, para isso teria que ter três bronqueolites seguidas. Ora no inverno, ela até teria tido mais de três se não tivesse passado o tempo todo a fazer cinesio!

Fomos à urgência, fizeram-lhe mais um aerossol (com Ventilan)e um raio X. Como tinhamos consulta com a pediatra logo de seguida, a Dra. da urgência ligou para ela para explicar o que se passava, mas aqui já eu tinha dito a esta que já não duvidada da asma, tinha certeza, eu também tenho e sei muito bem reconhecer uma crise!

Finalmente a pediatra concordou comigo. Ela tem ASMA! Sempre pedi a Deus que poupasse os meus filhos deste tipo de Heranças genéticas... pelos vistos ( e até agora) poupou o Pedro, mas era suposto serem TODOS OS MEUS FILHOS!!! Enfim há males maiores, de qualquer forma ainda não fizemos análises de alergologia para confirmar, mas numas recentes que ela fez (por outros motivos que felizmente não revelaram alteração) havia uns valores de qualquer coisa (que a DRA explicou) que estavam alterados e revelam alergia a algo. Pode ser pó, acaros, polen, etc. E que a asma dela vem dessa alergia. Para já vai fazer bomba de prevenção Pulmicort, depois quando tiver crises passa para a bomba de Ventilan (como eu), tadinha!

Quando tiver idade para fazer exames de alergologia, fará.

3 comentários:

T. disse...

Oh tadinha da Maria!!!! A minha mae eh asmatica ( a principal causa eh alergia a acaros) e pensava-se que o Filipe tivesse herdado porque fez 7 bronquiolites em 6 meses...e depois 3 bronquites, sempre fora do Inverno!! Ainda durante a saga das 7 bronq. fizeram-se analises que deram o mesmo resultado da Maria...caso ele tivesses continuado com tanta ite faziam-se as outras, ja mais velho, nao foi necessario ate agora, ha quase 1 ano e meio que nao fez mais nenhuma!!
Espero que a da Maria melhore desta rapido, e que tenha poucas ou nenhumas crises...
Beijinhos

Mamã Pirata disse...

Lamento mto ,essa herança não é nada"bonita".
Contudo bem controlada podem fazer tudo cm até aqui.

(tenho mãe+irmao asmáticos)

dá baixa médica aproveita bem estes dias mais calmos,lembra-te que é pro bem de todos.

bjs e as melhoras da Maria.

stardust disse...

Pois a herança genética é "lixada", eu tmb tenho, e a médica das urgências que viu o L. tmb achou que era provavel que ele a tivesse tal a gravidade da crise.

Como nunca tinha tido nada até agora, pensei que se tinham escapado, mas agora ando agoniada só de pensar nisso...

Enfim, haverá coisas piores, eu tenho e ando por cá e vivo muito bem.

Beijocas nossas e as melhoras das "ites"