sexta-feira, maio 04, 2007

Ainda sobre...

... a dor da infertilidade...
Desde que nos deparámos com esta realidade, criámos uma espécie de casulo onde nos fechámos. Afastámo-nos de amigos e familiares e criámos um mundo só nosso em que quando havia necessidade de rir, riamos e quando havia necessidade de chorar, chorávamos sempre no ombro um do outro e não foram poucas as vezes que isso aconteceu.


Quando decidimos travar a batalha contra "o desconhecido" contámos apenas um com o outro e confiamos exclisivamente em nós e na equipa médica. Não falávamos com mais ninguém sobre este tema, porque infelizmente na nossa sociedade as pessoas não entendem a nossa dor... até passarem por ela também.


Quando fiquei grávida sempre disse que não quero nunca esquecer esta luta, e quero incutir em todas as pessoas (que se mostrarem disponíveis) que todos nós temos força para enfrentar estes "desafios" mesmo sem sabermos. Porque todas somos Mães a partir do momento em que sonhamos com os nossos filhos!


Tudo isto para contar um episódio de uma situação que se passou com uma pessoa da minha Familia, uma prima que está emigrada em Londres e que teve gémeos há cerca de cinco anos atrás, com 36 anos e estava casada há muitos mais. Na nossa familia não há casos de gémeos, a não ser o dela e o meu. Um dia perguntei-lhe calma e naturalmente se havia feito algum tratamento. E pela forma como me respondeu (negando), com tanto desprezo na voz, que nunca lhe tinha sentido, percebi que provavelmente aqueles lindos meninos são como os meus, Bebés de ouro.


Cada pessoa tem a sua forma de lidar com as situações... Na altura teria sido importante que ela tivesse sido sincera comigo, porque também eu estava prestes a entrar em tratamento... mas não foi e não lho vou cobrar...


De qualquer forma, hoje, quem olha para mim e acaba por perceber que estou á espera de gémeos, faz "aquela pergunta" foi natural ou foi tratamento?
Eu respondo com orgulho, foi tratamento!.
Noto que as pessoas ficam assim um bocadinho sem graça, mas também já senti que o disse a pessoas que provavelmente estão também a lutar e sinto que lhes dou algum ânimo. Isto faz-me bem! Porque afinal esta "sociedade que não aceita a infertilidade" já tem muitas pessoas a sofrer com este problema.
Porque nunca devemos esquecer de onde viemos e para onde queremos ir...

6 comentários:

Tia Moky disse...

Preconceitos que aos poucos vão ficando para trás, há que ter esperança!
Não podemos esperar isso de toda a gente, mas há pessoas que não passaram pela infertilidade e conseguem ter um pouco de noção!
Eu não fiz tratamento, como sabes, mas estive um ano para engravidar...custou muito...e também não esqueço as lágrimas que derramei e peço, do fundo do coração, que todos os casais consigam ter os seus filhos!

Pessoas como tu, dão de certeza mais alento a quem está a tentar engravidar!

Força, Rute! Num instante tens os teus filhotes no colo! Que linda imagem!!

Beijos

Moky

claudia disse...

Tiro-te o chapéu pela coragem dos actos e palavras.

Até há bem pouco tempo não fazia a mínima noção do elevado grau de infertilidade no nosso pais.Ao longo dos dias e semanas visito muitos blogs de Papás que fizeram tratamento e com muita alegria fazem o relato da sua gravidez.

Eu engravidei sem querer ,mas neste momento o meu filho é a pessoa mais importante no nosso mundo (no meu e do meu marido).
Sempre quis ser Mãe ,mas simplesmente não tinha planeado que fosse agora.NO entanto já comentei :" não sei como consegui viver até aos 30 anos sem o meu filho".

Um bem hajas pelo testemunho ,pela coragem que dás a quem possa precisar duma palavra de apoio.

Um beijo aos teus gémeos ,muitas felicidades.

Sónia e MI disse...

Tem graça que aconteceu-me + que uma vez, depois de contar que estive 13meses à espera de conseguir engravidar da Mi , perguntarem-me se vou ter gémeos , quando respondia que não, a pergunta seguinte era sempre essa "ah , mas não foi tratamento?!"

Agora fizeste-me lembrar e recordar da cara das pessoas, de facto a infertilidade ainda é um pouco tabu na nossa sociedade. Tenho pena que existam pessoas que minimizem tanto a dor e outras que se esquecem de como doeu.

beijinhos grandes ***

Avozinha disse...

Felizmente, encontro cada vez pais mulheres que dizem calmamente que tiveram que fazer tratamento para ter um filho!

*Sandra* disse...

Só sabe a dor da infertilidade quem passa por isso e como tal eu apoio todos aqueles que querem ter um filhote e não conseguem.... eu tambem sofri por perder um e ser muito dificil ter filhos, mas felizmente consegui.
A ti desejo-te as maiores felicidades!!!!
Bjokas e feliz dia da mãe***

Anónimo disse...

Olá, tenho visitado algumas vezes este cantinho. Eu também estou na luta por um filho, e o vosso caso enche-me de esperança. Acho que se toda a gente falasse abertamente sobre infertilidade não haveria tanto preconceito.
Continuem desse lado que faz-me bem ler as tuas palavras.
Beijinhos.