quinta-feira, maio 10, 2007

O parto...

Bom, nem me lembro se já falei aqui neste assunto, ou não, mas agora apetece-me!


Desde há três anos que venho a aprender a viver com uma realidade que apesar de ser um bocadinho cruel, tem de ser enfrentada! Há três anos foi-me diagnosticado o virus HPV no colo do utero. Na altura "apareceu" em conjunto com uma ferida, que foi tratada, mas mesmo assim o virus continuava cá...


Nessa altura e em conversa com a médica que me acompanhava percebi que se engravidasse o parto teria que ser de cesariana, porque com este virus, num parto normal, há riscos de contaminação do bebé, na garganta e nos olhos, portanto não é conveniente que um bebé atravesse o chamado "canal de parto".


Há sempre a hipótese de se fazer uma citologia cerca das 36/37 semanas para avaliar se o virus está activo ou não (porque cura ele não tem). Também sei de casos em que as Mães arriscaram um parto normal e tudo correu bem, felizmente. Mas como cada um sabe de si, eu tenho medo que mesmo com essa citologia o virus fique activo de uma semana para a outra. (Sim porque quando ele apareceu foi de uma semana para a outra e que coincidiu quando, por indicação médica, eu comecei a frequentar aulas de natação!).


A minha intenção neste momento é contraditória a minha vontade. O meu maior sonho é ter um filho de parto normal, sem epidural ou anestesia ou episiotomia... Mas estou consciente que talvez nunca o vá concretizar. Não fico triste por isso, porque o que realmente importa é o momento em que vamos olhar para os nossos filhos pela primeira vez, a partir daí a forma como vieram ao mundo vai ser irrelevante!


Por isto tudo nós, em conjunto com a minha querida Dra. já decidimos que os bebés vão nascer de cesariana! Vamos fazer de tudo para que eu não entre em trabalho de parto, e até antecipar um pouquinho o grande dia... mas ainda falta muito...

10 comentários:

claudia disse...

O virus HPV faz isso?
Já ouvi falar desse virus ,muitas mulheres o têm ,mas nunca ouvi falar no mal que pode provocar ao bebé.

Beijos aos teus gémeos.

Anónimo disse...

Eu tenho esse virús, mas fiz um tratamento que o fez ficar inactivo, já fiz há 2 anos e até agora está tudo bem, não sinais do maldito. Como se apanha esta coisa? Não sei. Mas ainda bem que informaste dos riscos para o bébé, uma vez que a minha médica não me falou nada sobre isso.
Vou ficar mais atenta, obrigada.

Carla Santos Alves disse...

Ola querida

Tudo vai correr bem!
Quando tiveres os teus bebes nos braços nem te vais lembrar da cesariana!

Bjs

Carla

necedu disse...

Agora as cesarianas se forem bem programadas são com epidural que será o meu caso, por isso assistimos a tudo ou pelo menos ouvimos e vemos logo o nosso bébé.
Força não és menos mãe por isso.
Jocaas

Kitty disse...

Interessa é que eles venham bem!
:)
Bom fim de semana
Beijinho

lost disse...

Bem nunca tinha pensado nisso, eu há 6 anos aconteceu-me o mesmo, foi-me detectado o virus HPV, juntamente com uma ferida fui tratada, na altura fui queimada a frio, fiquei bem, mas o ano passado ao fazer uma citologia de rotina voltaram a detectar o virus, fiz biópsia e disseram-me que era uma coisinha minima voltei a repetir a citologia ao fim de 6 meses e já não tinha nada, mas agora fiquei com receio quando engravidar como vai ser???

Aninhas disse...

Amiga, axo que sem dúvida optaste pela decisão mais adequada. Afinal o principal é a saude e bem estar dos teus bébés!

Vais ver que corre tudo bem!
Beijokas

Vida Envolvida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vida Envolvida disse...

É primeira vez que te visito, e quero que saibas que me delicei a ler-te e adorei as listas do papá he he he ... e a franquesa da tua prima "inglesa" é de lamentar!

Parabéns pelos bebés de OURO!
Em relacção ao parto, acho que tomas-te a decisão mais sensata e mais segura para os teus bebés!

Bjs para o barrigão

Susana P.

Unknown disse...

A menos que na altura do parto tenhas condilomas não existe risco (em princípio) num parto vaginal...
prevê-se que 70 a 80 % mulheres activas sexualmente tenham este vírus mas na maioria das mulheres o vírus encontra-se em fase latente, isto é o seu sistema imunológico está tão bem que não permite que o vírus esteja activo.
beijinhos
Cris