quarta-feira, abril 02, 2008

Dos olhos tristes...

Já falei aqui por várias vezes de uma priminha dos babes que é mais velha que eles 1 mês e meio. A Diana! Ela sempre foi uma criança bem desenvolvida para a idade. Ontem eu pela primeira vez vi ela a andar sozinha! Sim, já se equilibra bem, larga-se e aí vai ela! Fiquei contente, mas ao olhar com mais atenção para a carinha dela, deu-se um clic na minha mente. Já me tinha passado pela cabeça que havia algo de errado com aquela criança... mas o quê?
Ontem descobri! Ela tem um olhar triste, um olhar que me deixou muito incomodada. O L. chamou-a e ela olhou para ele com desconfiança! O P. estava sentado na cadeira dele, com a converseta do costume "tátá dádá tété amãããmaãã..." e ela, mais uma vez, calada e com olhar triste e desconfiado.

Á noite comentei com o L. e ficámos a pensar em voz alta sobre o assunto. Contei-lhe que durante a tarde tive a visita da mãe dela, que foi ver os babes, se estavam melhores, mas não a levou. Disse-me que ela está numa fase terrível, que só faz asneiras umas atrás das outras, noutro dia até bebeu "dum dum", daquele eléctrico, de colocar nas fichas. E que a sorte foi que vomitou logo de seguida. Que não dorme de noite, leva a noite toda a gritar, e que já está farta e que nem sabe o que há-de fazer á miuda. E, mais chocante ainda, que ela é má e que nenhum dos irmãos (tem mais dois) foi assim.

Má, foi uma palavra que eu comecei a ouvir em relação áquela criança desde os três meses, sensivelmente. Ela foi desejada pelo pai, visto que este é um segundo casamente e ele já tinha um rapaz. A Mãe já não tem paciencia para a miuda. Lembro-me de a ver aos três meses com bolachas maria na mão. Lembro-me que eles fizeram nessa altura uma viagem de avião em que ela passou o tempo todo a chorar e a mãe dizia que ela tinha feito uma birra (ainda lhe expliquei que seria da pressão nos ouvidinhos, mas ela teimou que não!). Lembro-me que na noite em que chegaram eu fui visitá-los e a menina chorava (talvez por ainda lhe doer algo, ou cólicas, porque torcia-se) e ela gritava com ela a dizer que quem mandava era ela e que não podia ser que tava farta das birras dela(?).

Eu nunca a vi brincar com a filha, e nas conversas que tem comigo, aquela miuda é sempre melhor que os outros, mas porque será que a trata assim?

Faz-me muita confusão, saber que tenho dois, ver o brilho nos olhos deles, ouvir as suas gargalhadas e algumas "cantorias" que começam a fazer. Sabê-los felizes e depois ver a prima assim; quase tenho vontade de dizer; Vá, deixa-a aqui que eu crio-a porque ainda tenho mais amor para dar, e pelos vistos, tu não!

Será cansaço extremo, por parte daquela mãe? Não, acho que deve ser estupidez mesmo. Lembro-me de quando estávamos grávidas, eu andava sempre com a mão na minha barriga a fazer mimo e a tentar que os babes se mexessem e ficava feliz. Ela, dizia que detestava estar grávida, mas que era um mal necessário! Enfim... contra factos não há argumentos. Ainda bem que só conheço uma pessoa assim, mas tenho muita pena daquela criança e gostava de ajudar... se me deixassem! Tempo? Não tenho, mas dava um jeito!

6 comentários:

Clara disse...

Infelizmente há muita gente que não consegue contornar os desafios da maternidade... por vezes os putos tb não ajudam muito, mas que é ruim de se ver que não há aquele elo e que são autênticos impecilhos, não há dúvida...

Bjs

claudia disse...

Lamento ler o que li.Mas infelizmente vejo mto disso e cada vez mais.
Não posso compreender como uma Mãe rejeita um filho mas tvz ponha a hipotese dessa tua prima estar com um esgotamento e n ter paciencia pra filha.
A cada rejeição/gritos/ausencias a criança vai ficar pior e a MAe vai sempre dizer que Ela é má.

Lamento ...

Bjs aos teus babes que são lindos.

(cada vez mais acho-me uma Mãe super-mega-galinha pq dou a vida pelo meu filho e depois vejo estes casos assim e fico triste)

Beth disse...

Que coisa tão triste e lamentável...

Se eu aqui de tão longe e sem conhecê-la, ao ler já tive vontade de colocar a pequena no colo e enchê-la de beijos e carinhos, fico imaginando como você deve se sentir por estar tão perto, querer fazer algo por ela e não "poder"... muito triste mesmo.

Um bjinho para você, para os babes e para a priminha Diana.

stardust disse...

Ai mulher, que coisa horrível, e pensar eu que os meus são uns mimalhecos que nem podem dizer "Ai", que lhes caí logo a família toda em cima para ver o que eles têm...

Beijocas

Angela disse...

Já te disse que tens uns filhos lindos e que és um exemplo de mãe que eu tento seguir??? Acho que já, ahah!!!
Em relação à tua sobrinha nem comento porque situações dessas deixam-me de veras transtornada e posso me tornar injusta.
Beijos grandes para vocês

Pipokasmtdoces disse...

Gostei muito do seu blog!

Este post tocou-me muito, isto porque sou mãe de um menino de quase 8 anos, e embora sozinha, e com apenas 20 anos, desde o 1º dia de gravidez que o amo muito!

Tocou-me porque esta semana o meu filho tem sido mau, e torto, e birrento, e chato,.... e ao ler as suas palavras, comovi-me, e percebi que apenas estou a ser demasiado rígida com ele!

Obg por me ter lembrado a realidade : Amor=Compreenção sem limites

um beijinho , e muitas felicidades para todos!