sexta-feira, abril 04, 2008

Médicos & Médicos...

Durante o meu percurso, em busca dos meus lindos filhotes lol, em várias situações necessitei de cuidados médicos. Apesar de ter um bom seguro de saude sempre recorri aos do centro de saude da minha area. O meu médico de família, já o é desde que eu nasci, é boa pessoa e tal, mas é daquele tipo que pergunta: "Então de que se queixa?" e a seguir pergunta logo se queremos baixa (?). Quando fiz o ttt, ao entrar no gabinete dele e dizer que o fiz, foi logo a primeira pergunta. Nessa altura até agradeci, porque era mesmo isso que eu queria. Durante toda a gravidez, mês a mês lá ia eu ou a minha Mãe pedi-la.

Mas ainda antes disto, tive outros problemas que me levaram á urgencia do hospital Fernando Fonseca (vulgo Amadora-Sintra) e fui sempre vítima de negligência médica!!! Ao ponto de eu estar grávida (na gravidez anterior) e a médica sem me fazer um unico exame embirrou que eu não estava!!! Enfim... Fui a correr para a Cuf e nunca mais "abandonei" este hospital!

Isto para vos contar o que aconteceu quando a M. começou com os sintomas da bronqueolite. Eu disse a minha Mãe que ia com eles ao hospital (Cuf, porque já não me apanham nos c.s.). A minha irmã, com boas intenções lá me convenceu que não era nada grave e que ia comigo ao catus. Lá fomos. A M. foi vista por um Dr. que a oscultou, viu os ouvidos, garganta, barriga e tudo, e concluiu que a menina estava bastante "atacada dos brônquios", palavras do próprio! Receitou um antibiótico e um xarope para a tosse. Vim mais tarde a saber (o que vale é que não chegou a tolerar) que as medidas que me recomendou eram o dobro do que uma criança com o peso e idade dela deve tomar! Ainda lhe perguntei se ela não tinha bronqueolite, ao que ele me respondeu que não e com a medicação que havia prescrito não corria sequer o risco de vir a ter!

Fui para casa, depois de comprar a medicação, tentei dar-lhe almoço e o dito antibiotico. Vomitou tudo. Tentei dar mais tarde uma papa que ela adora e o antibiotico. Vomitou tudo. Tentei dar ao jantar. Vomitou tudo. Começou a ficar molinha e eu agarrei nela e nele também e levei-os á Cuf. Quando lá cheguei, a médica que a viu, disse logo que ela estava com bronqueolite!!! No mesmo dia, portanto o estado dela não tinha agravado da tarde para a noite. Que tinha que ir imediatamente para os aerossois com ventilan, e que devia começar a fazer o mesmo ao irmão. Reduziu o antibiotico para metade, e apesar de não ter feito comentários á prestação do médico do catus, eu vi pela sua expressão que estava indignada! Ah, e retirou o xarope para a tosse!

Conclusão: não volto com os meus filhos ao centro de saude, a catus e ao raio que os parta a todos! Ah e este médico que a viu não era o de família, mas mesmo que tivesse sido, não me admiro que tivesse feito/dito o mesmo!!!

3 comentários:

claudia disse...

Como Mãe que sou acho um disparate ,pra não dizer aqui um palavrão ...o que te aconteceu.Não somos porcos no matadouro e mto menos quando de bebés se trata.

Eu tive um caso mto mais simples ,o Tomás tinha irritação na cara fui ao SASU a médica de lá disse que o menino estava a medrar (aos 8 meses estranhei) depois falei cm o pediatra particular ,ele disse ser um pequena infecçao dum micro-organismo ,receito FUCICORte 2 vxs ao dia ,em 2 dias ficou bom.

Se não têm capacidade para atender crianças ponham lá um pediatra competente.

è de lamentar....

Bjs aos teus babes e bom fds.

Bronquiolite tb ja tivemos...irra... n é pera doce.

Beth disse...

Que grande irresponsável esse médico! Que raiva que dá!

Ainda bem que depois eles foram bem atendidos e hoje estão lindos e saudáveis como sempre!!!

Bjos e excelente final de semana!!!

Bem Me Queres disse...

O seu a seu dono e em caso de crianças nada como consultar um pediatra até para evitar maus diagnóstico e prescrições exageradas.
Beijocas